sexta-feira, 22 de março de 2024

A ciência tem a resposta para por que os pássaros voam em forma de V

Você já se perguntou como é possível que algumas aves sejam capazes de voar em forma de V? Há uma explicação para esse comportamento

Os pássaros voam em forma de V para reduzir seu arrasto aerodinâmico. Wikipédia

Por Oscar Almarza en Ciencia


As espécies evoluem com o tempo, e aquelas que melhor se adaptam ao ambiente sobrevivem nos ecossistemas. Nos casos em que há migrações, quem consegue superar os obstáculos são aqueles que desenvolvem as ferramentas necessárias para sobreviver. Chamem-lhe Teoria de Darwin. No caso das aves migratórias, Uma das características compartilhadas por várias espécies é a técnica de voo Você já parou para pensar no motivo dessa curiosa forma de pensar? Voando em grupo? A verdade é que há uma razão para isso.

Ciência

Por que as aves voam em forma de V para completar o ciclo migratório

Embora essa mesma característica seja compartilhada por certas espécies de aves que não percorrem milhares de quilômetros a cada ano, é um elemento que caracteriza aquelas que percorrem tais distâncias. De acordo com a referência a esta posição na Wikipédia, trata-se de uma posição estratégica que permite às aves poupar energia, uma forma de evolução que também ocorre nos seres humanos. Esse movimento reduz a resistência do ar, com a ponta formando a ponta fazendo o maior esforço em cada retalho.

O voo em V é uma técnica aperfeiçoada pela evolução praticada por algumas espécies de aves. Wikipédia

Esse elemento seria semelhante ao que acontece na água depois que um navio passa. As ondas que se formam ao seu redor seriam análogas ao vento que é formado pelo movimento das asas. A primeira posição,ou seja, aquela localizada no vórtice, geralmente é distribuída entre as diferentes aves que formam o V de tempos em tempos, a fim de distribuir o esforço no grupo. Esta técnica foi aperfeiçoada através da evolução ao longo de milhares e milhares de anos. Esta curiosa ferramenta para economizar energia durante viagens quilométricas foi adaptada por vários tipos de aves.

Na verdade, alguns deles fazem parte de famílias de aves completamente separadas, o que reforça a teoria da evolução. Deve-se notar, ao mesmo tempo, como essa solução de voo também tem implicações diretas na saúde das unidades envolvidas na formação do V, de acordo com o biólogo Henri Weimerskirch.

Aparentemente, foi possível registrar como as aves que se aproveitam da formação em V para se mover por longas distâncias têm uma frequência cardíaca até 15% menor do que se voassem sozinhas. Da mesma forma, a capacidade de planar também foi muito aumentada. Esse tipo de elemento é o que tem levado cada vez mais espécies a optarem por essa curiosa técnica para melhorar a eficiência nos movimentos.

Fonte: La ciencia tiene la respuesta a por qué las aves vuelan en forma de V (mundodeportivo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ano que durou 445 dias por confusão no calendário

O projeto de Júlio César de organizar o confuso calendário romano quase naufragou devido a um erro básico de contagem Martha Henriques Ro...